O PDCA é uma metodologia de gerenciamento que tem como objetivo a melhoria de processos de forma constante. Esse ciclo se baseia em quatro etapas: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).
Quer entender melhor sobre as etapas desse ciclo e como ele pode ser aplicado ao seu negócio? Nós da PCM Consultoria temos os melhores mentores para proporcionar e garantir os resultados que sua empresa necessita.
O Ciclo PDCA é uma metodologia de gestão interativa, focada na melhoria contínua de processos e produtos.
O Ciclo PDCA é aprimorado rotineiramente e traz excepcionais resultados para a corporação.
Um sistema linear reconhece o último passo como finalizado e não é essa a lógica do PDCA. Um ciclo de melhoria contínua, como propõe, é baseado na repetição e nas tentativas sucessivas de otimização dos processos.
O trabalho de PDCA é recorrente, ou seja, durante todo o processo é preciso planejar, executar, medir os resultados, analisá-los, encontrar melhorias, colocá-las em prática para, em seguida, começar um novo ciclo.
Quais são os objetivos do PDCA?
O objetivo do PDCA é simplificar a rotina da gestão e facilitar a implantação de mudanças positivas. Para isso, trabalha a partir de alguns aspectos principais:
- Resolução de falhas e problemas
O ciclo PDCA pode ser aplicado para solucionar qualquer tipo de falha e ou problema em uma empresa.
Seu modelo de execução em quatro etapas permite planejar uma solução que é continuamente checada, reduzindo ao máximo os impactos do problema inicial.
- Tomada de decisões
Essa metodologia de trabalho se baseia em informações concretas e na checagem contínua de dados, o que melhora a tomada de decisão. Assim, os rumos do negócio são definidos a partir de análises completas e relevantes.
Além disso, os gestores estão sempre atentos a possíveis problemas, agindo de forma preventiva.
- Inovação
O PDCA facilita a organização de novas ideias, permitindo a implantação de novas e inovadoras soluções para problemas do dia a dia.
- Flexibilidade e agilidade
A partir do PDCA, as empresas conseguem se adaptar mais rapidamente às constantes mudanças do mercado, desenvolvendo um perfil mais flexível e dinâmico – imprescindível para os negócios contemporâneos.
- Melhoria da qualidade
O PDCA está diretamente relacionado à Gestão da Qualidade, promovendo a melhoria contínua em todos os processos da organização.