Failure Modes and Effects Analysis (Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos), é uma metodologia proativa utilizada para identificar e avaliar os riscos associados aos diferentes modos de falha em um processo, produto ou sistema.
É uma das ferramentas do ciclo da qualidade que proporciona ações certeiras de erradicação de falhas.
É um sistema utilizado para identificar, avaliar e priorizar potenciais modo de falha em processos produtivos e ou produto. Analisando os efeitos dessas falhas e propondo ações para prevenir ou mitigar seus impactos.
Objetivo
O objetivo principal do FMEA é identificar potenciais falhas antes que elas ocorram, permitindo que as organizações implementem ações corretivas ou preventivas para reduzir ou eliminar a probabilidade dessas falhas acontecerem.
FMEA consiste em um método para elevar a confiabilidade de processos e produtos com a classificação hierárquica e prevenção de falhas em potencial.
Assim, o fato de um processo operar de uma maneira deficitária está diretamente relacionado ao modo de falha, dividido em três elementos:
- Efeito: consiste na consequência da falha;
- Causa: indicador do motivo pelo qual a falha ocorreu;
- Detecção: maneira de controle de processo utilizada para evitar falhas em potencial.
Dessa forma, a Análise FMEA é capaz de detectar, demarcar e traçar potenciais falhas, por meio de uma abordagem sistemática, as não conformidades, ou seja, os modos de falhas gerados pelos processos e suas causas e efeitos. Assim, é possível reduzir ou eliminar os riscos de falhas.
Portanto, essa ferramenta ganha ainda mais força quando usada em conjunto com as outras ferramentas da qualidade nós da PCM Consultoria temos o domínio destas ferramentas entre em contato.