A ferramenta 5W2H é um checklist de atividades preventivas e corretivas que precisam ser desenvolvidas dentro de uma empresa, organizando de forma prática, simples, eficiente e clara. Para termos êxito na aplicação deste processo, necessitamos envolver todos os funcionários da linha produtiva, tais como: Supervisores, lideres, operadores, para identificação da falha encontrada e propor as necessidades e soluções erradicar os desvios e proporcionar os objetivos que se deseja alcançar.
O primordial desta ferramenta é descrever de forma sucinta um objetivo e detalhar as ações, custos e responsáveis para alcançá-lo assim tratando o desvio e propondo as melhorias necessárias.
Mas, você sabe como aplicá-lo na sua empresa? Nós da PCM consultoria podemos auxilia-lo leia este artigo para saber o que é, para que serve e como usar na sua Empresa.
A ferramenta 5W2H transforma em ações práticas toda a análise e a formula estratégias idealizadas para o plano de ação. O 5W2H é um checklist que indica as atividades, prazos e responsabilidades de todos os envolvidos em um projeto mais para termos resultados positivos devemos envolver todos os funcionários do processo fabril onde desejamos trazer o resultado e eliminar a falha de uma vez por todas.
Quais os elementos do 5W2H? A sigla 5W2H vem do inglês e é formada pelas letras iniciais das sete perguntas que devem ser feitas ao traçar o plano:
- 5W
- What – o que será feito?
- Why – por que será feito?
- Where – onde será feito?
- When – quando será feito?
- Who – por quem será feito?
- 2H
- How – como será feito?
- How much – quanto vai custar?
Ou seja, a função dessa ferramenta é definir o que será feito, por que, onde, por quem, quando, como e quanto isso custará. Dessa forma, o método auxilia na organização e no planejamento de quaisquer processos internos da empresa.
Objetivos e Vantagens do 5W2H para o seu negócio
- Não é complexo de ser utilizado, permitindo que qualquer empresa ou pessoa consiga definir suas estratégias;
- Pode ser utilizada por empresas de todos os portes;
- Pode ser útil a todos os funcionários;
- É possível ter um excelente planejamento (disciplina)
- Ajuda no alinhamento da equipe;
- Traz clareza na atribuição de atividades, facilitando a etapa de delegar tarefas;
- Ajuda a promover praticidade e organização, já que a equipe sabe: o que, como e quando fazer, podendo agir rápido;
- Ajuda na execução e no controle das tarefas da empresa, trazendo assim economia de tempo e recursos, além de evitar atrasos nas entregas;
- Traz aumento dos lucros;
- Melhora o processo de tomada de decisão;
- Objetividade dos planos de ação.