Na PCM Consultoria, nosso compromisso vai além de entregar soluções técnicas de excelência em Gestão de Ativos. Também queremos garantir que a experiência dos nossos clientes seja positiva, relevante e transformadora.
Para isso, utilizamos uma das ferramentas mais reconhecidas no mundo quando o assunto é medir a satisfação e a lealdade dos clientes: o NPS – Net Promoter Score.
Mas, afinal, o que é essa pesquisa? Por que ela importa tanto? E como sua resposta pode fazer a diferença no nosso trabalho?
O que é o NPS?
O NPS é uma métrica criada para entender o quanto os clientes estariam dispostos a recomendar uma empresa, produto ou serviço a outras pessoas. A pergunta central é simples:
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a PCM Consultoria a um amigo ou colega de trabalho?
Apesar de parecer uma pergunta simples, ela carrega uma grande força estratégica. Com base na nota dada, os clientes são classificados em três grupos:
- Promotores (nota 9 ou 10): Clientes entusiasmados, que recomendariam a PCM sem hesitar.
- Neutros (nota 7 ou 8): Estão satisfeitos, mas não necessariamente são entusiastas.
- Detratores (nota de 0 a 6): Clientes que tiveram uma experiência abaixo do esperado e que provavelmente não indicariam a empresa.
O resultado do NPS é calculado pela diferença entre o percentual de promotores e o de detratores, desconsiderando os neutros.
Por que a PCM aplica a pesquisa NPS?
A aplicação do NPS faz parte da nossa estratégia de escuta ativa. Para nós, não existe crescimento sustentável sem ouvir quem mais importa: nossos clientes.
Através da pesquisa, conseguimos:
- Identificar pontos fortes e manter o que funciona bem;
- Reconhecer oportunidades reais de melhoria nas nossas entregas;
- Praticar a autocrítica de forma estruturada e baseada em dados reais;
- Aperfeiçoar continuamente a experiência e os resultados dos nossos serviços.
Mais do que uma pesquisa, o NPS é uma ferramenta de evolução.
Por que sua resposta é tão importante?
Mesmo que sua experiência com a PCM tenha sido positiva, a nota escolhida influencia diretamente no nosso indicador.
Por exemplo: notas 7 e 8, ainda que venham acompanhadas de elogios, não aumentam nosso NPS — elas são consideradas neutras.
Já as notas 9 e 10 são fundamentais para mostrar que estamos no caminho certo.
E se você teve uma experiência que ainda não foi como esperava, sua nota e seu comentário são essenciais para que possamos melhorar. Levamos a sério cada resposta, especialmente as críticas construtivas. Elas nos ajudam a crescer com transparência, humildade e responsabilidade.
A pesquisa do semestre será enviada em julho
Em breve, os clientes da PCM Consultoria receberão a pesquisa NPS do primeiro semestre de 2025.
Se você recebeu um link ou e-mail com a pesquisa, reserve um minutinho para responder.
Sua opinião é o que nos move. Com ela, conseguimos construir um serviço cada vez mais alinhado às suas necessidades e à realidade da sua empresa.
Obrigado por fazer parte da nossa jornada.