Casos de Sucesso

Início » Casos de Sucesso
Case Gestão de Manutenção | Faber-Castell

Depoimentos do cliente

“A implantação da Gestão de Ativos tem proporcionado inúmeros benefícios, principalmente, a mudança cultural das pessoas. Maior compromisso com os ativos, aumento da disponibilidade e consequentemente melhor performance da unidade.”

Maureli Pereta
Gerente de Manutenção e Gestão de Ativos

“Tive a oportunidade de participar desde o início da implementação da Gestão de Ativos ao qual tem proporcionado inúmeros benefícios, principalmente, a mudança cultural das pessoas. Ao longo do tempo conquistamos a confiança dos clientes internos e observamos um ambiente mais seguro, de maior compromisso com os ativos, aumento da disponibilidade e consequentemente melhor performance da Unidade.”

Cassio Ferreira
Supervisor de Manutenção e Gestão de Ativos

Breve histórico

A Faber Castell foi fundada em 1761 na Alemanha, na cidade de Stein. Com uma produção de aproximadamente 2 bilhões de lápis ao ano, a empresa é a maior produtora mundial de lápis de cor. Suas receitas atingem a marca de mais de USD 557 milhões de Euros e conta com mais de 7.500 funcionários em suas 9 fábricas pelo mundo. O projeto piloto para implantação do programa de Gestão de Ativos abrangeu a Manutenção e uma linha de produção na unidade de São Carlos – SP.

Principais desafios

A intervenção da PCM Consultoria

Com base no cenário apresentado, a estratégia e intervenção da PCM
Consultoria baseou-se em:

Implantação da Gestão de Ativos seguindo as 39 áreas chaves de performance estabelecidas pelo GFMAM (Fórum Global de Manutenção) e alinhado ao IAM (Institute of Asset Management – UK), uma estrutura de alto nível que estabelece uma base consistente para todos os sistemas de gestão, permitindo uma melhor coordenação na integração e acompanhamento, na auditoria e certificação.

Resultados

Case Certificação ISO 55001 | ISA CTEEP

Depoimentos do cliente

“A certificação não somente evidencia a excelência operacional da ISA CTEEP na gestão dos ativos, como reforça a orientação da companhia em promover a melhoria contínua de seus processos na prestação dos serviços à sociedade, com otimização operacional, redução de riscos, economia de custos e conformidade com padrões internacionais.”

Gabriela Desirê
Diretora-executiva de operações da ISA CTEEP

Breve histórico

A ISA CTEEP trabalha para levar energia sustentável e de qualidade para toda a América Latina. A ISA CTEEP tem um papel importante no setor elétrico e contribui para a transição energética, por meio de uma rede de transmissão inteligente de última geração, que transporta energia limpa por todo o continente.

O objetivo é assumir uma liderança de maior diálogo e visibilidade para a sociedade e, ao mesmo tempo, reforçar o principal propósito da Companhia: criar conexões que inspiram, a partir do cuidado com a natureza, da preocupação com a preservação da vida e do bem-estar das comunidades, e de pensar com cuidado em cada detalhe, por menor que pareça.

Com uma equipe de mais de 1.600 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 18 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam cerca de 30% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 3,4 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 137 subestações próprias (129 em operação e oito em construção).

Principais desafios

A ISA CTEEP buscava a certificação para atestar a adoção de melhores práticas, respaldando o compromisso da companhia com a excelência operacional.

Em janeiro as operações da ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia do País, foi auditada e em fevereiro anunciava a conquista da certificação ISO 55.001, sem nenhuma não conformidade, para o escopo “criar, operar, manter e renovar os ativos físicos do sistema de transmissão de energia elétrica próprios e de subsidiárias da ISA CTEEP, incluindo subestações e linhas de transmissão aéreas e subterrâneas”.

A certificação atesta a conformidade com os requisitos da ISO 55.001, os quais orientam a adoção de melhores práticas, respaldando o compromisso da companhia com a excelência operacional e a integração de padrões internacionais em suas operações. A empresa alcança um nível elevado na cultura de gestão de ativos e assegura a sustentabilidade em suas ações, o que deverá guiar as tomadas de decisões ao longo do ciclo de vida dos ativos.

A intervenção da PCM Consultoria

A PCM Consultoria forneceu serviços de consultoria e assessoria no processo de desenvolvimento e implantação do Sistema de Gestão de Ativos, iniciado em novembro de 2022.

O trabalho constou em consultoria do Sistema de Gestão com o aporte do estado da arte das práticas e, no desenvolvimento dos materiais. Tal processo foi conduzido por consultores certificados pelo IAM (Institute of Asset Management).

Resultados

Como consequência de um sistema robusto de gestão, aliado a equipes de alto desempenho a ISA CTEEP, divulgou recentemente os resultados do primeiro trimestre de 2024:

Antes, em 2023, a ISA CTEEP já havia sido reconhecida em inúmeras listas:

  • Pela segunda vez consecutiva ficou no Top 10 da categoria Energia Elétrica e Renováveis
  • Pelo quarto ano consecutivo conquistou o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol
  • Integrou pela segunda vez o FTSE4Good
  • Entre as 100 companhias mais bem classificadas no Anuário Época Negócios 360° 
  • Certificação de carbono neutro do Instituto Colombiano de Normas Técnicas e Certificação (ICONTEC)
  • Integra a lista do Bloomberg Gender-Equality Index 2023 (GEI)
  • Pela primeira na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE) e está entre as cinco mais bem colocadas.
  • Indicada pela segunda vez ao Índice de Carbono Eficiente da B3 (ICO2), composto pelas companhias participantes do IBrX100 que promovem e reportam de forma transparente suas emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Case Gestão de Manutenção no Agronegócio | CEAGRO (Argentina)

Recomendaciones del Cliente

“¡Trabajar en el sector de mantenimiento trajo otra dinámica y profesionalizó mucho nuestro sector, adoptando prácticas y estándares internacionales en la gestión de activos! Ha cambiado mucho la cultura de manera positiva y esto está dando resultados positivos, todavía hay mucho que mejorar, pero sabemos que vamos en la dirección correcta.”

Angelo Ceolin
Director General de la Unidad Curuzu Cutiá
Corrientes, Argentina

Historia

Fundado en los años 50, el Grupo Ceolin, motivado por el arroz aguja, nació en Uruguaiana, donde echaría raíces, en busca de un arroz que conquistara el gusto del consumidor brasileño. El llamado arroz Agulhinha. En Uruguaiana alquiló una bodega y continuó su emprendimiento, instalando una nueva industria procesadora.

En 2015 se creó Ceagro, empresa derivada del Grupo Ceolin Brasil.

Hoy el Grupo Ceolin Argentina siembra más de 15.000 hectáreas de arroz, entre RS Uruguaiana y Argentina, de las cuales el 40% es tierra propia, más de 15.000 cabezas de ganado vacuno entre crianza y recría.

Principales desafíos

Intervención de PCM consultoría

A partir del escenario presentado, la estrategia e intervención de PCM consultoría se basó en:

Implementación de la Gestión de Activos siguiendo las 39 áreas clave de desempeño establecidas por GFMAM (Global Maintenance Forum) y alineadas con IAM (Institute of Asset Management – ​​Reino Unido), una estructura de alto nivel que establece una base consistente para todos los sistemas de gestión, permitiendo una mejor coordinación, integración, seguimiento, auditoría y certificación.

Resultados

Case Gestão de Manutenção | Usina Sonora

Depoimentos do cliente

“Tive a oportunidade de participar desde o início da implementação da Gestão de Ativos, atuando na coordenação das iniciativas do programa. A decisão de fechar parceria com a consultoria foi uma ótima escolha, onde tornou-se possível um aprimoramento dos processos de manutenção e operação alinhados para garantir melhor disponibilidade da planta industrial. Tendo como resultados um maior compromisso com os ativos, aumento da disponibilidade e consequentemente melhor performance da indústria.”

Jamerson O. B. Santos
Supervisor de PCM

“Obtivemos ganhos importantes desde a implementação do projeto de Gestão de Ativos. Destaco como as principais a redução de número de quebras e atendimentos emergenciais, aumento de OEE de produtividade. Outro ponto importante foi o foco no desenvolvimento de pessoas para garantir confiabilidade da produção, evidenciado pelo resultado alcançado com o nível de propriedade da operação quanto aos métodos aplicados na rotina operacional.”

Agnaldo Aparecido de Lima
Especialista Empacotamento

Breve histórico

A Usina Sonora foi fundada em 15 de julho de 1976, iniciando sua história como uma das pioneiras do estado de Mato Grosso do Sul. Iniciando com produção inicial de 195.400 sacos de açúcar de 50kg em sua primeira safra e hoje, com recorde de produção de 2.400.284 Sc/50Kg na safra de 2020/2021.

Em 2019 a Usina Sonora investiu em tecnologia para a construção de uma Usina Termoelétrica de Energia (UTE), projeto considerado como maior da história da empresa após a construção do parque industrial de Álcool e Açúcar.

A ascensão da Usina Sonora é baseada em uma função profissional e qualificada composta pelos pioneiros e sucessores da família Giobbi, juntamente com seu quadro de colaboradores. O projeto piloto para implantação do programa de Gestão de Ativos abrangeu além da manutenção, a linha de produção de empacotamento de açúcar.

Principais desafios

A intervenção da PCM Consultoria

Com base no cenário apresentado, a estratégia e intervenção da PCM
Consultoria baseou-se em:

Implantação da Gestão de Ativos seguindo as 39 áreas chaves de performance estabelecidas pelo GFMAM (Fórum Global de Manutenção) e alinhado ao IAM (Institute of Asset Management – UK), uma estrutura de alto nível que estabelece uma base consistente para todos os sistemas de gestão, permitindo uma melhor coordenação na integração e acompanhamento, na auditoria e certificação.

Resultados

Case Atividades Técnicas | Uau Ingleza

Depoimentos do cliente

“A elaboração dos planos de
manutenção e demais controles dos ativos, proporcionou maior aproveitamento da mão de obra técnica e auxiliou diretamente na estruturação do PCM com o
aumento da maturidade das
pessoas, deixando claro os
papeis e responsabilidade de
cada função.”

Danilo Half
Gerente de Manutenção

“O trabalho desenvolvido tem consolidado ganhos diretos e indiretos através da robustez dos planos de manutenção, mediante à aplicação das metodologias, com foco em reduzir o tempo de inatividade, aumentando a qualidade dos produtos e otimizando os processos de produção, promovendo um sólido engajamento entre as áreas da nossa organização.”

Bruno Presoti
Coordenador de Manutenção

Breve histórico

A UAUIngleza, fabricante de produtos de limpeza, com sede na cidade mineira de Santa Luzia, a 30 quilômetros de Belo Horizonte fundada por Mozart Novaes em 1960. Seu faturamento anual atingem a marca de R$ 1 Bilhão e conta com mais de 1.000 funcionários.

O projeto abrangeu a estruturação dos ativos e dos planos de manutenção visando o aumento da disponibilidade dos equipamentos e a redução de falhas.

Principais desafios

A intervenção da PCM Consultoria

Com base no cenário apresentado, a estratégia e intervenção da PCM
Consultoria baseou-se em:

Elaboração dos registros de ativo, análise da criticidade, planos de manutenção e plano 52 semanas da empresa. Alinhado a metodologia do IAM (Institute of Asset Management – UK).

Resultados

Case Gestão de Ativos | Agropalma Limeira

Depoimentos do cliente

“O programa Refinovação na unidade de Limeira chegou não apenas para otimizar nossos processos, mas também teve um impacto significativo no desempenho geral do time culminando em importantes resultados para o negócio.
Além disso, o engajamento e sinergia entre os times foram fundamentais, atribuindo novas responsabilidades aos operadores e mantenedores para conquistarmos resultados cada vez mais desafiadores.”

Lucas Silveira Lopes
Coordenação de Manutenção

Breve histórico

A Agropalma é uma empresa produtora de óleos e gorduras vegetal derivados do óleo de palma. Somos a maior produtora de óleo de dendê da América Latina com 40 mil hectares plantados de Palma e com aproximadamente 5 mil funcionários trabalhando em quatro unidades de negócios: Centro comercial/SP, Tailândia/PA, Belém/PA e Limeira/SP nas quais produzem óleo de palma, palmiste e seus derivados refinados e fracionados.

Seus produtos são destinados a diversas indústrias e são utilizados principalmente nos segmentos de panificação, confeitaria, culinários, lácteos e sorvetes, fritura industrial, cosméticos e oleoquímicos.

A unidade de Limeira no interior de São Paulo faz o refino e fracionamento de palma e palmiste. Acondicionamento de gorduras (UAG), hidrogenação e interesterificação.

Principais desafios

A intervenção da PCM Consultoria

Com base no cenário apresentado, a estratégia e intervenção da PCM
Consultoria baseou-se em:

Implantação da Gestão de Ativos seguindo as 39 áreas chaves de performance estabelecidas pelo GFMAM (Fórum Global de Manutenção) e alinhado ao IAM (Institute of Asset Management – UK), uma estrutura de alto nível que estabelece uma base consistente para todos os sistemas de gestão, permitindo uma melhor coordenação na integração e acompanhamento, na auditoria e certificação.

Resultados

Case Prêmio JIMP | Klabin Itajaí

Perfil da Organização

Klabin é produtora de madeira, celulose, papéis para embalagens, papelão, caixas de papelão ondulado e sacarias atuando no mercado nacional e internacional com base na sua sustentabilidade, princípios para todas as atividades relacionadas aos seus produtos e serviços. Fundada há 124 anos possui 22 unidades no Brasil e uma na Argentina. É a maior produtora, exportadora e recicladora do Brasil e líder mundial em seus segmentos de atuação.

A empresa possui um volume de vendas de 3,189 milhões de toneladas e receita bruta de R$ 4,3 bilhões (US$ 1,03 bilhão).

O Brasil é o 7º maior produtor de caixas de papelão ondulado do mundo e a Klabin detém a maior posição, com 23,5% do mercado brasileiro e destes, a planta de Itajaí representa 10% do volume de produção de caixas de papelão ondulado da empresa.

Breve histórico da Unidade Itajaí/SC

A fábrica de Itajaí conta com 413 trabalhadores e a produção funciona 24 horas por dia. A unidade tem a capacidade de produção é de 125 mil toneladas/ano e a receita bruta é de R$ 500 milhões. Em seu layout:

A) Uma corrugadora com capacidade de produção de 300 toneladas/dia;
B) 05 impressoras com capacidade de produção de 400 toneladas/dia;
C) Um embarque com capacidade de 480 toneladas/dia.

Principais desafios

O Programa Klabin Superar começou em 2004 em nossa divisão de papéis incluindo duas fábricas que ganharam o prêmio de excelência JIPM, gradualmente expandindo para outros negócios da empresa. O mercado de caixa de papelão no Brasil é bastante fragmentado e conta com muitos concorrentes.

Por isso, adotamos também o Programa “Klabin Superar” pois precisamos ser eficientes em nossos processos industriais e consequentemente reduzir perdas. Hoje contamos com o apoio da PCM Consultoria e JMA Consulting que nos ajudou na preparação para o “Prêmio de Excelência TPM – Categoria A.

A intervenção da PCM Consultoria

Com base no cenário apresentado, a estratégia e intervenção da PCM Consultoria baseou-se através de seus consultores certificados e está fundamentada no guideline de implantação do TPM (Total Productive Maintenance), seguindo os critérios estabelecidas pela JIPM (Japan Institute of Plant Maintenece) um instituto japonês referência em excelência que estabelece as diretrizes do TPM e certifica as plantas ao redor do mundo.

Resultados

Case Excelência Operacional PQCDSME | Klabin Lages

Perfil da Organização

Klabin é produtora de madeira, celulose, papéis para embalagens, papelão, caixas de papelão ondulado e sacarias atuando no mercado nacional e internacional com base na sua sustentabilidade, princípios para todas as atividades relacionadas aos seus produtos e serviços. Fundada há 124 anos possui 22 unidades no Brasil e uma na Argentina. É a maior produtora, exportadora e recicladora do Brasil e líder mundial em seus segmentos de atuação.

A empresa possui um volume de vendas de 3,189 milhões de toneladas e receita bruta de R$ 4,3 bilhões (US$ 1,03 bilhão).

O Brasil é o 7º maior produtor de caixas de papelão ondulado do mundo e a Klabin detém a maior posição, com 23,5% do mercado brasileiro e destes, a planta de Itajaí representa 10% do volume de produção de caixas de papelão ondulado da empresa.

Breve histórico da Unidade Lages/SC

A fábrica de Lages tem capacidade anual de 106 mil toneladas e 790milhões de sacos, o que torna essa fábrica a maior unidade produtiva de sacos do mundo. A unidade de Lages conta com 1015 colaboradores com uma jornada de 24 horas, 7 dias por semana.

Os principais processos são distribuídos:

A) Armazém de bobinas de papel kraft com movimentação de 9.000 ton/mês;
B) Área de produção de tintas com capacidade de 160 ton/mês;
C) Máquinas pré-processamento de impressão capacidade de 2.100 ton/mês;
D) 11 linhas de produção divididas em tubérculos e bottomers com capacidade de 66 milhões de sacos/mês, com processamento de 30.000 paletes/mês.

Marcos da Jornada de Excelência

Em outubro de 2006 lançamos na Fábrica de Lages a filosofia TPM denominada “Programa Klabin Superar”, que foi uma expansão do programa iniciado na Klabin plantas de papel. A manutenção constante da certificação ISO-9001, ISO14001 e FSC – Forest Stewardship Council trouxeram a implementação de diversos projetos de melhoria.

No início de 2015, com o apoio da PCM Consultoria, Lages começou a implementar a metodologia TPM baseada nos conceitos JIPM.

Foi criado um selo Klabin SUPERAR foi criado para fortalecer a integração e união de todos em torno de um objetivo: valorizar pessoas e melhorar processos. “Klabin Superar” virou nosso sistema de gestão, e o próximo passo é a integração da implantação dos selos Superar e busca pelo Prêmio TPM. A jornada deve começar em 2023 com o objetivo de “Prêmio de Excelência TPM, Categoria A.

A intervenção da PCM Consultoria

Com base no cenário apresentado, a estratégia e intervenção da PCM Consultoria baseou-se através de seus consultores certificados e está fundamentada no guideline de implantação do TPM (Total Productive Maintenance), seguindo os critérios estabelecidas pela JIPM (Japan Institute of Plant Maintenece) um instituto japonês referência em excelência que estabelece as diretrizes do TPM e certifica as plantas ao redor do mundo.

Resultados