SMED, Single Minute Exchange of Dies, é uma técnica utilizada com o objetivo de reduzir o tempo para a execução de setup de processos e equipamentos, para que este seja inferior a 10 minutos, ou um número expresso em um único dígito.
O tempo de setup é o tempo entre a obtenção da última peça boa do lote anterior e a primeira peça boa do lote posterior.
Por exemplo, em indústrias, um equipamento e um processo é intercalado entre diversos tipos de etapas de transformação. Sendo que cada um é para a configuração de um produto, o tempo para a troca destas ferramentas e ou formatos pode ocasionar um alto número e que venha a impactar na produtividade.
O tempo necessário para que um produto ou serviço percorra todas as etapas do processo, do início ao fim leva um nome por exemplo de LEAD TIME.
E para reduzir esta ocorrência e reduzir o tempo de setup, a técnica SMED é utilizada buscando simplificar e melhorar este processo de setup dos equipamentos
Assim, uma técnica muito utilizada em linhas produtivas, principalmente por oferecer melhorias de baixo custo, além de otimizar o tempo de produtividade, a redução de setup de produção alcançada com a aplicação do SMED, tem papel importante na busca de diferenciais. Como por exemplo, a pontualidade nos prazos de entrada e lead times curtos.
Benefícios da aplicação do SMED
Um dos principais benefícios da aplicação do SMED é a redução do tempo de setup, como mencionamos ao longo deste conteúdo.
Assim, proporciona diversos outros benefícios, como:
- Maximização da capacidade produtiva, sendo possível produzir mais em menos tempo;
- Possibilidade de fabricação de lotes menores, pois permite a execução de mais atividades no mesmo tempo de parada;
Diminuição de estoques, pois é possível produzir lotes menores; Melhoria do tempo de resposta durante a mudança de demandas, pois com um setup mais rápido, é possível ter mais flexibilidade na programação de produção trazendo o PCP mais junto à linha produtiva e sendo assertivo com ao JIT (just in time) dos clientes.