O 5S é um programa de gestão para melhorar diversos pontos de uma empresa, como a utilização, organização, limpeza padronização e o principal DISCIPLINA.

Foi criado no Japão e originalmente significa Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.

Melhorar a gestão da qualidade dos processos é um dos grandes desafios enfrentados pela indústria. O segredo para solucionar esse conflito é um só: mudar a mentalidade da sua empresa. Para te auxiliar nessa etapa, você pode se inspirar na metodologia oriunda do Japão que promete tornar o sistema de produção das fábricas mais eficiente.

Objetivo do 5S

A ferramenta 5S tem sido adotada desde a década de 50 por inúmeras organizações como um modelo de gestão da qualidade que contribui para a criação de uma cultura de disciplina dentro das empresas.

Seu principal objetivo é o alcance da melhoria contínua nos processos produtivos, identificando antecipadamente problemas para transformá-los em oportunidades de desenvolvimento.

Como em outros modelos Lean, o programa tem por objetivo a diminuição de perdas e o aumento da eficiência operacional.

O que cada “S” traz de benefício?

  1. Senso de Utilização: a primeira fase do programa 5S tem como propósito a eliminação de insumos desnecessários que podem prejudicar o trabalho na linha de produção, como ferramentas quebradas, máquinas inutilizáveis, sobras de matéria-prima, dentre outros.
  2. Senso de Organização: após a eliminação de materiais dispensáveis, é o momento de organizar a fábrica para que as ferramentas realmente necessárias possam ser encontradas com mais facilidade. Nesta etapa, os recursos podem ser alocados em “zonas de armazenagem”, a fim de facilitar o acesso aos equipamentos
  3. Senso de Limpeza: além de organizar o local, também é de extrema importância a preocupação com a limpeza do ambiente. Para isso, é realizado um minucioso trabalho de higienização com o objetivo de identificar situações que geram desconforto e podem afetar a saúde dos funcionários, como odor, pisos escorregadios, barulho, vazamentos, pó em excesso e outros desperdícios
  4. Senso de Padronização: na penúltima fase do 5S, é o momento de preservar a aparência da fábrica e da matéria-prima produzida. Os hábitos adquiridos nas etapas iniciais devem permanecer intrínsecos na rotina organizacional, tornando-se um padrão a ser seguido
  5. Senso de Disciplina: essa é a última responsabilidade da metodologia a ser colocada em prática. Por meio de uma gestão clara e assertiva, a empresa deve disseminar a todos os colaboradores a autodisciplina, aplicando condutas e normas a serem seguidas diariamente por toda a organização.