A RCM (Reliability Centered Maintenance) ou Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC) é uma metodologia estruturada que define as melhores atividades na manutenção industrial para manter a disponibilidade e confiabilidade de qualquer processo produtivo.
Busca otimizar a vida útil dos ativos, trazendo aumento da produtividade e reduzindo ao máximo os custos da operação. Principalmente, porque não existe uma solução única para a manutenção dos equipamentos, visto que cada ativo tem as suas especificidades e modos de falhas diferentes.
A RCM considera seis pontos principais para aplicação e tomada de decisões:
- Desenvolver uma análise das falhas;
- Definir os procedimentos para uma análise crítica;
- Estabelecer critérios de prioridade tendo por base aspectos econômicos;
- Verificar a possibilidade de existir alguma recorrência;
- Avaliar a probabilidade de ocorrerem erros;
- Definir práticas eficientes e seguras para evitar o erro e garantir a vida útil do ativo.
Objetivo da RCM?
O foco da Manutenção Centrada em Confiabilidade é manter os equipamentos ou componentes confiáveis e disponíveis, garantindo que os sistemas e equipamentos funcionem sem falhas desconhecidas.
Através dessa metodologia, pode-se definir a estratégia mais eficiente de manutenção e escolher os componentes com a melhor vida útil, aumentando a disponibilidade dos equipamentos e otimizando a produtividade nos processos.
Com isto garantindo menor tempo de reparos diminuindo o MTTR e Aumento o MTBFA implementação da RCM é a solução da gestão de ativos para atender os objetivos estratégicos da empresa, em um processo estruturado para identificar a melhor estratégia de manutenção para cada equipamento e para cada empresa.