O termo WCM (World Class Manufaturing ou ‘Manufatura de Classe Mundial’) ficou conhecido a partir da publicação do “World Class Manufacturing: The Lessons of Simplicity Applied”, de Richard J. Schonberger, no ano de 2008.
Trata-se de um elenco de estratégias, princípios e técnicas que visam a melhoria contínua dos processos de uma organização. Este termos se aplica para as empresas que estão entre as melhores do mundo na gestão organizacional obtendo excepcionais resultados, principalmente na elevada produtividade, excelência na qualidade, redução sistemática de custos, preservação do meio ambiente e desenvolvimento de seu capital humano.
A implantação do WCM é a respostas às organizações com necessidades urgentes de:
- responder à estratégia de negócios e objetivos corporativos
- corrigir suas deficiências ou explorar seus pontos fortes
- lidar com as mudanças ambientais
- obter competências características que não estão acessíveis
- ter a manufatura como uma função crítica de sucesso
- atingir os objetivos de desempenho competitivos internacionalmente
O WCM possui 10 pilares técnicos:
- Segurança e Saúde.
- Desdobramento de custos.
- Melhoria contínua.
- Manutenção Autônoma.
- Manutenção Planejada.
- Controle de qualidade.
- Logística e serviço ao cliente.
- Meio Ambiente.
- Desenvolvimento do capital humano.
- Gestão preventiva dos ativos físicos.
A PCM Consultoria considera que uma implantação eficaz do WCM deve possuir um foco sistêmico, com processos robustos e que gerem resultados de impacto para o negócio da organização.
Isso é conseguido através da insatisfação permanente com os resultados atuais, buscando melhorar continuamente com os processos são conduzidos, as competências organizacionais com o monitoramento através de um conjunto completo de indicadores de desempenhos estratégicos, táticos e operacionais.
Para tanto, a PCM Consultoria considerando CADA CLIENTE COMO ÚNICO, entende que os seguintes fatores devem estar presentes:
- Apoio, envolvimento e comprometimento da alta administração.
- Foco na melhoria contínua para se alcançar excelências nas competências organizacionais.
- Engajamento e comprometimento de todas os processos da organização.
- Motivação permanente das equipes.
- Desdobramento até o nível operacionais objetivos claros e derivados das metas do planejamento estratégico.
- Eficácia na resolução de problemas.
- Excelente e permanente comunicação.
- Colaboradores formadores de opinião e tecnicamente capacitados como lideranças nos processos em que o WCM está sendo implementado.
- Planejamento completo e detalhado, indicando os entregáveis, recursos necessários e prazos.
- Mapear o caminho para o WCM, explicitando as eventuais barreiras, riscos e seus respectivos planos de contingências
OBJETIVOS
Ter uma organização de excelência, com processos robustos que se caracterizam por serem estáveis e previsíveis, conduzidos por equipes de alto desempenho com resultados de benchmarking, sendo uma referência de “classe mundial” no segmento em que a organização atua.