homem analisando máquina

O TPM (Total Productive Maintenance), ou Manutenção Produtiva Total, contempla em um conjunto de estratégias, boas práticas e controles que visa garantir o adequado desempenho dos ativos físicos e do processo produtivo, garantindo a produtividade, a eficiência e segurança dos processos e a qualidade e os custos do produto final. O TPM é desenvolvido com o propósito de eliminar ou minimizar erros e gargalos de processo, garantindo sua eficiência.

O foco do TPM se estende também ao aumento de qualidade dos produtos fabricados, à redução de quebras, aos defeitos e aos acidentes minimizados.

A PCM Consultoria entende que um dos fatores críticos de sucesso na implantação do TPM é o comprometimento e o engajamento dos colaboradores envolvidos, com a construção de uma cultura organizacional onde qualquer falha é inaceitável.

A implantação do TPM possibilita os gestores terem uma abordagem sistêmica de planejamento, implantação, operação, manutenção e avaliação permanente do desempenho dos ativos físicos.

OBJETIVOS

O TPM busca, através da gestão do conhecimento, que as equipes de produção e manutenção atuem em conjunto, apoiadas pela engenharia de confiabilidade, busca atender de forma sustentável o trinômio: “zero defeitos”; “zero acidentes”; “zero atrasos”, com foco em:

FATORES CRÍTICOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO TPM

Muitos são os fatores que contribuem para o sucesso na implantação do TPM, a PCM Consultoria, considera que os aspectos abaixo são fundamentais e, portanto coloca neles o foco: