A Gestão de Ativos é implementada e adotada por empresas que querem tirar o máximo desempenho de seu parque fabril inicialmente implementada em países com maior poder econômico. A Norma ISO 55000 estabelece os requisitos para um sistema de gestão ativos.
O sistema de gestão da ISO 55000 proporciona um enquadramento para o estabelecimento de políticas, governança e processos de gestão de ativos que permitem à organização ir ao encontro dos seus objetivos estratégicos.
A ISO 55000 utiliza um processo estruturado, eficaz e eficiente que promove a melhoria contínua e a criação continuada de valor através da gestão do custo, do desempenho e do risco associado aos ativos. As Normas ISO 55000 50001 55002 se complementam e proporcionam a visão, os princípios e a terminologia (ISO 55000) e as linhas de orientação para a sua aplicação (ISO 55002).
Esta Norma tem o foco na necessidade de um sistema de gestão e por isso não especifica requisitos financeiros, contabilísticos ou técnicos para a gestão de tipos específicos de ativos.
Porque é que a Norma ISO 5500 é importante? Qual o Objetivo?
A conformidade com a Norma ISO 55000 promove numa organização uma cultura proativa de melhoria contínua que impulsiona a eficácia e a eficiência a partir dos seus ativos. Isto reflete o conhecimento mais atual e as melhores práticas de gestão de ativos.
Reconhecida globalmente, a Norma ISO 55000 proporciona uma linguagem comum às organizações e um contexto credível para a tomada de decisão que promove a consistência nas práticas de gestão de ativos. O alinhamento com outras normas de gestão da ISO, permite à organização desenvolver um conjunto coerente de práticas de gestão em todas as vertentes da sua atividade.
Principais Objetivos da adoção da norma ISO 55000
- Desempenho: aumentar a sustentabilidade, permitindo à organização atingir ou exceder de forma consistente o desempenho dos ativos.
- Melhores custos: um sistema de gestão de ativos ajuda a melhorar o retorno do investimento e a redução de custos sem prejudicar o desempenho organizacional a curto e a longo prazo.
- Gestão do risco: a revisão contínua de processos, de procedimentos e do desempenho dos ativos permite decisões de gestão informadas que assegurem um balanço custo-risco-desempenho
- Garantia de crescimento e melhoria do negócio: um sistema robusto de gestão de ativos ajuda na implementação de planos formais, transversais, priorizados e coordenados, com comunicação e compreensão das respetivas metas e compromissos em toda a organização.
Confiabilidade: a implementação de um sistema de gestão de ativos conduz à tomada de decisão rigorosa e objetiva para o desenvolvimento, coordenação e controle de todas as atividades relacionadas com os ativos.