As Grandes Paradas programadas são fundamentais para que a indústria consiga consolidar sua competitividade em relação a produção, segurança, desempenho, custo operacionais e produtividade.
Por serem eventos cíclicos, com paradas de produção total ou parcial, com a finalidade de restaurar ou melhorar a condição de trabalho, garantindo a segurança, a disponibilidade e a confiabilidade dos ativos físicos para o próximo ciclo (campanha) produtivo, é que a PCM Consultoria, considera que a gestão da Grande Parada é um dos aspectos estratégicos mais importantes da organização, pois, mais que uma atividade de manutenção é um evento de Projeto e com tal deve ser tratado.
A busca do equilíbrio entre o detalhamento do planejamento, concatenado aos estudos das incertezas dos prazos estimados, a identificação, classificação e tratamento dos riscos, aliado a disciplina apropriada na gestão do conhecimento/aprendizado durante a condução do projeto, alocação de conhecimento técnico de forma tempestiva, habilidade na gestão de pessoas, percepção dos comportamentos humanos e muito rigor na execução das atividades, resultaram em uma abordagem diferenciada e eficaz no planejamento, na execução e no controle de uma grande parada.
Para a PCM Consultoria, o sucesso de uma Grande Parada contempla um rigoroso planejamento, uma criteriosa definição do alcance, uma cuidadosa estratégia de contratação, e um rígido monitoramento e controle da execução.
A gestão do conhecimento adquirido na Grande Parada é de fundamental importância para o processo de melhoria contínua do processo e, as lições aprendidas são introduzidas no evento subsequente.
Assim sendo, são etapas fundamentais na Gestão das Grandes Paradas:
- Estabelecer a capacidade do planejamento,
- Detalhamento da capacidade de recursos de mão de obra
- Estabelecimento dos limites operacionais, técnicos e legais
- Gestão dos recursos financeiros
- Gestão do conhecimento / aprendizado
- Definir a metodologia de gerenciamento, por exemplo: FEP – Front-End Planning; FEL – Front-End Loading; Diagrama de Fases; Guia PMBOK do PMI; PRINCE 2; etc..
- Definição e detalhamento da Pré-Parada
- Escopo de Serviços de Pré-parada
- Critérios mandatórios para definição do escopo da parada
- Gerenciamento e detalhamento de escopo
- Abordagem holística do escopo
- Definir dos requisitos de execução e das métricas (indicadores)
- Definição da estrutura organizacional adequada
- Gestão de Riscos e restrições
- Gestão do cronograma (tempo), por exemplo: Método do Caminho Crítico; Método PERT; Método Simulações de Monte Carlo; Método da Corrente Crítica, etc..
- Gerenciamento dos custos
- Gerenciamento de Recursos
- Gerenciamento de SMS
- Definição e controle da Infraestrutura e Logística
- Gestão das aquisições
- Gerenciamento da Qualidade
- Gestão da comunicação
- Monitoramento e Controle
- Gestão das partes interessadas
Objetivos
- Zero acidentes e incidentes.
- Garantir as previsões de duração da parada.
- Assegurar a execução de todo o escopo com a qualidade estipulada.
- Reduzir o tempo para estabilização da planta.
- Aumentar a produtividade da planta.
- Reduzir corretivas após a parada (estabilização do processo).
- Garantir a Disponibilidade e Confiabilidade planejadas.
- Redução dos custos da manutenção rotineira.